top of page
impressão ao entrar no site 4.jpg

Períneo, porque ele é tão importante?

  • 20 de mai. de 2024
  • 2 min de leitura

O períneo é um dos músculos mais importantes do corpo humano. Ele envolve todo o assoalho da nossa pelve tendo como função principal a sustentação. Ele além de ter a função músculo esquelética, ele trabalha intimamente com os órgãos pélvicos. Esse músculo é usado de uma maneira muito ruim ao longo da nossa vida já que cada vez vemos mais indivíduos sedentários que passam mais de 10 horas na postura sentada por dia, onde os períneos se tornam músculos inativos e totalmente encurtados; ou, o que podemos observar por aí a fora um número cada vez maior de “atletas” que sem nenhum tipo de orientação ou sem nenhum tipo de preparo muscular executam exercícios de sobrecarga que um dia irão pagar um preço alto por terem seus períneos esquecidos e levados a uma lassidão que mais tarde precisarão de alguns reparos.


Outra particularidade desse músculo é a relação que ele tem com a musculatura da respiração, o diafragma. Os dois trabalham em conjunto e a coordenação dessa dupla nos ajuda a andar, saltar, relaxar, sustentar um peso, até mesmo evacuar e não menos importante o momento do nascimento: o parto! Quando todos os médicos obstetras puderem rever as origens e inserções, bem como a função do períneo em relação ao diafragma, vamos abolir de vez a respiração “cachorrinho” e aquela em que a mulher fica roxa prendendo a respiração, onde só prejudica o relaxamento necessário desse músculo durante a passagem do bebê no canal de parto.


Toda vez que eu faço uma inspiração (puxo o ar), o meu períneo, por arco-reflexo, irá se contrair junto com o diafragma. Então me digam aonde estaria a lógica de puxar bem o ar, prender a respiração e então fazer força em cima de um músculo que está contraído e “fechado”? O único resultado seria a demora do período expulsivo no parto, um períneo cada vez mais rígido, maior a chance de laceração perineal, maior a chance de o obstetra desavisado fazer aquele corte no períneo (episiotomia) achando que está melhorando a passagem para o bebê.


Quando na verdade a indicação é soltar bem o ar e tentar relaxar o máximo possível esse músculo no momento de fazer força para o bebê sair.

Vamos aprender a dominar esse músculo que é tão importante ao longo da nossa vida?!

 
 
 

Comments


bottom of page