top of page
impressão ao entrar no site 4.jpg

Acupuntura e Gestação

  • 20 de mai. de 2024
  • 3 min de leitura

Texto: Isabel Quaresma


A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é baseada em conceitos filosóficos taoistas e uma de suas teorias primordiais é o conceito de Yin e Yang. Esta teoria unifica todas as transformações que ocorrem na natureza e foi criada para didaticamente compreendermos o funcionamento do universo e por consequência de nosso organismo, já que todos estamos integrados.


Yin e Yang representam duas forças opostas, complementares, interdependentes e transmutáveis, ou seja, seja na natureza ou em nosso organismo, tudo ocorre em polaridades, mas para que haja harmonia, essas polaridades devem estar em equilíbrio constante. Por exemplo: observamos que há o dia, mas ele só existe porque há também a noite e estes dois momentos não ocorrem repentinamente. Vemos que o sol começa a nascer, representando o início do dia, chega a seu ápice ao meio-dia e começa a baixar à tarde, até chegar a lua, representando o início da noite, que tem seu pico a meia-noite, quando um novo dia novamente se inicia.


De maneira geral as forças com características Yin foram descritas como densas, escuras, introspectivas, frias, como a lua, a noite. As características Yang foram como leves, claras, expansivas, quentes, como o sol, o dia. Em nosso organismo consideramos as estruturas do corpo (estrutura celular, ossos, pele, cabelo, pelos, sangue, unha, por exemplo), como aspectos Yin dos sistemas e todas as funções (respiração, circulação, transpiração, digestão, por exemplo), como aspectos Yang.


Ao analisar o período gestacional, a teoria do Yin e Yang também está manifestada. Para a formação de uma nova vida é preciso haver a união do óvulo (aspecto Yin da mãe –pesado, movimenta-se pouco, recebe o espermatozoide) com o espermatozoide (aspecto Yang do pai — leve, movimenta-se com agilidade, doa-se ao óvulo). Os gametas carregam a Essência Pré-Natal de seus pais e sua carga genética, sendo ambas transmitidas ao feto.


Esta Essência Pré-Natal é uma manifestação da energia basal, que nos estrutura como seres humanos e funciona como uma poupança que o organismo mantem guardada para os momentos de maior necessidade ao longo da vida. Metade dela é formada na concepção e a outra depende da chamada Essência Pós-Natal, vinda da mãe. Esta representa a energia produzida através da transformação da energia provinda da ingestão dos alimentos em conjunto com a energia obtida com a respiração.


Para garantir que a transmissão das Essências seja eficaz durante todo o período gestacional e não haja prejuízos à saúde materna (caso ela não tenha um bom nível de Essência Pós-Natal, o bebê continuará recebendo o suprimento e ela passa a entrar em deficiência) e também modificações na configuração do funcionamento metabólico e energético do bebê (maior tendência ao desenvolvimento de doenças crônicas na infância e vida adulta), é importante manter o estado de saúde da mãe em harmonia, garantindo seu equilíbrio físico, mental e emocional.


Manter bons hábitos alimentares, rotina de sono adequada, prática de atividade física, bom relacionamento com o pai e a família são pontos essenciais e o acompanhamento da mulher através das terapias da Medicina Tradicional Chinesa também se faz bastante relevante, já que permite manutenção do livre fluxo de energia entre os sistemas e sua conexão com o útero; minimiza sinais e sintomas desagradáveis muito comuns no período (náuseas, vômito, tontura, edema, constipação, gripes, varizes, dor lombar, câimbra, ansiedade, insônia, entre outros), além de evitar com que aconteçam, caso não tenham se manifestado. Recomendamos inclusive que ao se pensar em engravidar, já se inicie o acompanhamento e o mantenha pelo menos até o término do aleitamento, para que o suporte seja completo.

 
 
 

Comentários


bottom of page