Reeducação Postural Global (RPG) e a Gestação
- 20 de mai. de 2024
- 3 min de leitura
O método da RPG/Souchard trata diversas patologias do corpo humano. Muitas vezes ligado à apenas problemas da coluna, o método corrige qualquer problema postural, ou seja, a posição inadequada de qualquer parte do corpo que na maioria das vezes se dá por um desequilíbrio osteomuscular acarretando tendinites, lesões ligamentares, contraturas musculares, lesões ósseas, desvios posturais, alterações visuais, de órgãos e vísceras.
A gestação é uma alteração que a cada dia submete o corpo da mãe a um novo reajuste, e, é aí que podem começar os problemas. O nosso corpo foi feito para nos adaptarmos à diferentes situações, pesos e condições climáticas. Alguns corpos se adaptam melhor que outros, e, quando essa adaptação não é tão boa e rápida sentimos dor. A dor é um sinal que algo já não estava legal antes da mudança acontecer. Como na gestação a mudança é um fato que leva em média 40 semanas para acontecer e mais alguns bons meses para retornar à conformação original, seria muito interessante irmos a favor dessas mudanças o mais saudavelmente possível, mantendo as curvaturas fisiológicas da coluna, os espaços nas articulações, alongamento muscular, força abdominal de sustentação, integridade da musculatura do assoalho pélvico e manter-se sem dor. Tudo isso para que a gestação flua muito bem do ponto de vista corporal, que o bebê tenha espaço e não fique sujeito às retrações osteomusculares e até ligamentares do útero da mãe. Muitas vezes a mulher não sente dor durante a gestação, mas essas compensações se instalam no corpo e as consequências disso poderão acarretar em problemas e dores futuras.
A volta do corpo é tão importante quanto a “ida” para a chegada do bebê. Esse momento a mulher ficará em posições não muito ergonômicas durante a amamentação, carregando o bebê no colo, ficando noites sem dormir e etc. Será muito importante a continuidade do cuidado com o corpo para que nada atrapalhe esse momento. É muito comum também pequenos escapes de xixi devido ao trauma perineal, mesmo que a mulher tenha passado pela cirurgia cesariana. A reintegração desse períneo às funções corporais é de suma importância para uma vida saudável.
Existem boas técnicas corporais que ajudam a mulher nessa fase. Eu acho a RPG/Souchard a mais completa delas neste momento. Afinal o que a RPG faz?
Primeiro é muito importante se certificar se o profissional que irá lhe atender tem a formação original criada na França por Philippe Souchard, pois uma técnica mal aplicada pode lhe trazer malefícios para o resto da vida. O método consiste na escolha de posturas que começam em uma posição e vão evoluindo ao longo dos minutos; por exemplo: começamos deitada de barriga para cima, com pernas dobradas e braços abertos e terminamos com as pernas esticadas e braços fechados. A postura está totalmente ligada a respiração que vai sendo guiada pelo terapeuta a fim de alongar as cadeias neuromusculares evitando quaisquer compensações, nesse momento as alterações posturais vão sendo corrigidas. O corpo possui uma memória muscular que irá tentar manter as correções feitas na terapia até a semana seguinte. Com o passar das semanas, as características e os objetivos das sessões de RPG com a gestante vão mudando, ou seja, estamos cada vez mais perto do parto e o corpo vai se cansando das posturas que tanto exigem do corpo física e mentalmente, já que a técnica em nada tem de passiva como muitos acham.
O mais importante é se manter ativa acima de tudo com o corpo e mente equilibrados, e o melhor ainda é se for sem dor!
Comentarios