top of page
impressão ao entrar no site 4.jpg

O que é EPI-NO

  • 20 de mai. de 2024
  • 1 min de leitura

Esse aparelho, alemão, foi criado para que as mulheres pudessem alongar sua musculatura e prepará-la para o momento do expulsivo durante o parto.


A palavra epi-no vem de episiotomia-não, ou seja, não àquele corte que é feito muitas vezes por protocolo médico, no períneo e vulva das mulheres durante o trabalho de parto para hipoteticamente facilitar a passagem da cabeça do bebê. Acreditava-se, sem respaldo científico, que esse corte cirúrgico evitaria as lacerações naturais do parto, porém o que se sabe hoje é que o único jeito de evitar uma laceração seria não lhe causar uma antecipadamente.


O uso do epi-no tem ajudado inúmeras mulheres pelo mundo a criarem intimidade com o próprio músculo que no momento do parto precisará ser elástico, aumentando a passagem do canal vaginal até a passagem do bebê sem nenhuma lesão e retornando após o parto assim como um músculo saudável deve ser, forte e elástico.


O aparelho simula o quanto o períneo irá se alongar durante a passagem do bebê, deixando as mulheres conhecedoras da sensação que terão na hora. Isso deve ocorrer com o passar das semanas, ou seja, como qualquer músculo estriado esquelético que temos no corpo é preciso tempo para ganhar alongamento de uma forma saudável. Eu aconselho as gestantes a iniciarem entre 30–34 semanas o uso do aparelho e o mesmo utilizado diariamente até o dia do parto.


É de grande importância o preparo corporal para o momento do parto, assim como prever o máximo as sensações que teremos, pois, tudo que estamos familiarizadas a sentir fica muito mais fácil administrar, manter a calma e as rédeas da situação.

 

 
 
 

Comments


bottom of page