É tampão?!
- 20 de mai. de 2024
- 2 min de leitura
O tampão mucoso fica no colo do útero durante a gestação e consiste em uma substância gelatinosa, esbranquiçada que pode ou não conter traços de sangue mais escuro ou vermelho vivo. Tudo vai depender se você está em trabalho de parto ou não. Ele realmente faz o papel do próprio nome, ele tampa a entrada/saída do útero para o canal vaginal. No final da gestação, com o peso e/ou movimentos do bebê ou com o início da dilatação, esse espaço aonde está o tampão começa a mudar de posição ou dilatar, o tampão perderá a conexão com a parede do colo do útero e começará a sair.
Algumas mulheres podem ver essa substância sair na calcinha com até semanas antes de entrarem em trabalho de parto, o que é normal. O tampão será refeito caso o seu corpo não entre em trabalho de parto após a saída do tampão. Já outras relatam não terem perdido o tampão antes do nascimento do seu filho. O que acontece é que todos os úteros gravídicos possuem tampões, porém algumas mulheres não percebem a saída dessa substância pois ela se mistura com os fluídos e líquidos do trabalho de parto.
O importante mesmo é apenas ter esse conhecimento e não ficar, necessariamente, esperando as contrações do trabalho de parto em seguida da perda do seu tampão. Essa perda faz parte de um evento fisiológico e natural do seu corpo que está chegando ao final da gestação. Talvez seja um sinal que o corpo da mãe está chegando ao seu tamanho limite para aquela gestação e que agora é esperar o bebê também estar pronto. Esse momento é hora de relaxar, para finalizar pendências antes do nascimento do bebê, descansar e dosar a ansiedade pois o trabalho de parto poderá levar horas, dias ou semanas para iniciar.
Aproveitem para se despedirem da barriga que, acreditem, muitas sentem saudades! Se a mãe for saudável e o bebê também, a melhor coisa a fazer é “obstare”, ou seja, esperar e observar assim como o seu médico obstetra. Uma boa hora!





Comentários